quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Sessão Plenária Assembléia Legislativa do Paraná, 04 de agosto de 2009

O Médico Pneumologista Dr Marcos Nascimento(Prof.da PUC.PR), esteve na Tribuna da Alep trazendo informações e esclarecimentos aos parlamentares da casa. (Não queria estar na pele dele..)
Trouxe informações, e aqueles que acompanham a mídia e as informações sobre a GRIPE H1N1, já sabem... Os Deputados, alguns deles é claro, esquecem de que o homem é humano e não uma máquina, lançavam 4 a 5 perguntas ao mesmo tempo para que o profissional de saúde respondesse, atitude essa que dificultava a conversa na casa de leis.

- Dep.Ney Leprevost (PP) Após as explanações do médico. Fez uma denúncia de uma informação que recebeu no Plenário. Segundo ele o Ministro da Saúde José Gomes Temporão “Minimizou a gravidade da gripe A”, e veio ao estado para realizar uma quebra de protocolo fazendo com que o Secretário Estadual de Saúde recuasse em algumas atitudes, anteriormente ficou acordado que todos os pacientes com sintomas da gripe receberiam o remédio Tamiflu, segundo o Deputado com a vinda do Ministro isso não mais acontecerá, e somente alguns casos receberam as medicações, o fato ainda será confirmado através de requerimento que o Deputado do PP enviou a Secretaria de Saúde. O que gerou várias discussões e divergências sobre o assunto no plenário. Deputado Jocelito Canto (PTB), disse que o Dep.Ney deveria ir pessoalmente na Secretaria da Saúde do Estado.

- Dep.Tadeu Veneri (PT)
Trouxe dados importantes sobre o projeto de lei do executivo 219/09 . O projeto prevê que o servidor público receba uma avaliação através de estágio probatório.
Artigo 6° Afastamento de cargo: (com computação ou advertência negativa)
. Licenciamento de saúde superior a 180 dias. (Como se as pessoas tivessem culpa ou soubessem por quanto tempo podem ficar enfermas..)
. Doença na família por um aprazo superior a 90 dias
. Laudo pericial do estado atestando doença mental ou psicológica (creio que depressão cai também..)
. Não será permitido mudança de função
. Não será permitido desvio de função (o que parece óbvio)
Artigo 16 Proibido ao Servidor
. Coagir subordinados envolvendo questões partidárias (aff)
. ATENDER PESSOAS ESTRANHAS NO AMBIENTE DE TRABALHO.(Com uma população numerosa no estado, acho difícil conhecer todos que apareçam em um órgão público solicitando informações ou algum auxílio..)
Internautas: para resumir o que penso sobre esse assunto de grande importância, mais um comentário: esse projeto JÁ TINHA PASSADO PELA CCJ.Sem comentários.

Outro assunto que há muito vem se discutindo na Alep, é a reativação dos módulos policiais no Estado do Paraná.
- Dep.Marcelo Rangel (PPS) “Mesmo que os módulos fossem ativados, não teria efetivo suficiente.”

- Deputada Rosane Ferreria (PV) Destacou que no encontro que participou na Tecpar, o Ministro da Saúde José Gomes Temporão, vai dispor 6 milhões de reais em 3 parcelas ao estado do Paraná, para enfrentar a Gripe A.Além de salientar umas 4 vezes que protocolou ontem o convite para o Secretário Gilberto Martin (então, já sabemos..)

Questionamentos enviados pelo Dep.Ney Leprevost (PP) que é Presidente da Comissão de Saúde na Alep, a Secretaria de Saúde do Estado:
. Existe a disposição de quebra de protocolo?
. Quantos casos da Gripe A existem no Paraná?
. Quantos casos de mortes já foram constatados, e em quais municípios?
. Quantos casos de mortes por doenças respiratórias?
. Qual a quantidade disponível do medicamento Tamiflu para o Estado do Paraná?

Nenhum comentário: