terça-feira, 15 de abril de 2008

Debate no Jardim Maracanã traz informações sobre planos de governo dos partidos.










Na noite de ontem acompanhamos o terceiro debate entre lideranças comunitárias e partidárias promovido pela Aplicef sob o comando de Gerson de Paula. O encontro teve início as 19h no Jardim Maracanã em Ponta Grossa. Enaltecemos aqui a disponibilidade dos membros da Aplicef em buscar o acontecimento de eventos como esses tão importantes e elucidativos (ou não) para comunidade, assim como todos os participantes que se dispõe, e, se fazem presentes no debate para discutir as necessidades do município. Ontem marcaram presença os representantes dos seguintes partidos:
- Pc do B – Thiago Moro
- PHS – Aurélio Pianaro
- PV – João Nadal
- PPS – Zenaide Ferreira
- PSDB – Carlos Tavarnaro
Entre os líderes comunitários foram representados os seguinte bairros: Jardim Maracanã, Santa Paula 3, Uvaranas, Vila Cristina , e o líder estudantil representando a UMESP Aliel.
Temas debatidos: Habitação, Plano de ação comunitária, Educação, Esportes, Obras, Política Tributária, Saúde, Industrialização, Ação social, Transporte Urbano, Infra-estrutura e Segurança.
Os pontos que julgamos de relevância e ativos de observação citamos a seguir.
Na condição de representante da gestão atual o Empresário e Advogado Carlos Tavarnaro (PSDB) Trouxe informações da gestão Wosgrau, e que a mesma procurou regularizar aproximadamente 80% dos loteamentos, e tem como meta futura a construção de mais 10.000 lotes e 5.000 casas. Ressaltou ainda que a atual gestão procurou canalizar as indústrias e ampliar o parque industrial e de forma conjunta retomando áreas que tiveram desvio de uso, destacou inúmeras indústrias instaladas no município e destacou a Maquita. Carlos Tavarnaro frisou que a gestão municipal não é oposição ao governo federal. Lembrou de metas propostas pelo governo entre elas a pavimentação de todas as linhas de ônibus do município, segundo ele essa meta irá se concretizar integralmente até o final deste mandato com objetivo de desobstruir o trânsito da região central e proximidades, informou ainda que serão avaliadas as reduções de tempo entre os intervalos de algumas linhas de ônibus. Outro dado importante lembrado por ele em relação a segurança pública é de que esta não responsabilidade do município, mas sim do governo do Estado, o município de Ponta Grossa fez grandes investimentos na Guarda Municipal que tem a competência do atendimento dioturno do patrimônio público municipal.

O representante do PV Sr João Nadal , ao comentar sobre política tributária afirmou que todo tributo é alto quando um governo é falho. Lembrou valores orçamentários do município que se aproximam dos trezentos milhões de reais, e ainda que Ponta Grossa esta entre terceiro e quarto lugar na arrecadação, deveria portanto ter um fluxo maior de desenvolvimento e um plano de aplicação mais adequado.
Com relação ao setor de ação social do Município Nadal questionou o real entendimento da palavra, e lamentou que mesmo com um orçamento considerado grande, com várias instituições trabalhando na cidade com ações sociais, Ponta Grossa tem mais de 30.000 pessoas carentes, abaixo da linha da pobreza e que não tem acesso a todas essas entidades, o representante do PV defende, portanto que é necessário que a sociedade se organize e que seja resgatada vocações como a agroindustrial, por exemplo. No que diz respeito à industrialização Nadal fez questão de lembrar fatores que atraem indústrias ficando entre os principais o incentivo fiscal e a mão-de-obra qualificada, Nadal ainda alertou os presentes para que Ponta Grossa de maneira geral observe qual é sua vocação, quais as tendências de nossos profissionais e buscar a atração de indústrias nos respectivos setores, para que realmente seja beneficiada a mão-de-obra local.

Thiago Moro Pc do B, em suas considerações coloca o passe livre para o estudante na condição de investimento e não gasto ao município, sugere ainda que seja colocado em prática programas como o Segundo Tempo com as devidas condições de acesso para população. Na área da saúde o representante do Pc do B defende a implementação integral do Sistema Único de Saúde (SUS), afirmando ainda que a terceirização de serviços é maléfica ao sistema devido o aumento de custos, a redução no atendimento, e a obtenção do lucro uma vez que não visão do partidário esse não é o objetivo. Defende a utilização do funcionalismo público, propõe programas de educação com palestras e conhecimentos que contribuam na prevenção de doenças futuras. Thiago acredita que no setor de ação social os recursos são mal direcionados, ficando por tanto boa parte da população que necessita sem atendimento. Importante destacar a observação em relação às promessas de grandes indústria com relação à geração de emprego e renda, Thiago Moro destaca que raramente a mão-de-obra local é utilizada, e tão logo acabem os benefícios fiscais algumas indústrias até se retiram da cidade, defendeu portanto o aumento de escolas profissionalizantes, e a valorização do que já existe no município em termos de capital humano.

O PHS como os demais partidos, defendeu o dialogo e a mobilização da comunidade na busca do seu potencial. Aurélio Pianaro defende que se determinada comunidade tem potencial para desenvolver uma tarefa o governo não deve interferir, e que, portanto as prioridades devem ser dadas as comunidades em que existe maior dificuldade de se desempenhar atividades. Com relação à moradia e os sem teto, defendeu projetos que segundo ele existem no Paraná, onde é dado ao cidadão um local provisório para morar e ao mesmo tempo lhe são cedidos recursos para que ele mesmo construa sua casa em determinado tempo. Importante ressaltar que Aurélio defende a questão da fiscalização da gestão pública e também o fortalecimento das associações de moradores.

Zenaide Ferreira do PPS no quesito Esporte, salientou que é de grande importância implementar o esporte de forma completa ao jovem, de nada adianta dar a bola por exemplo, se ele não o tênis, não tem local adequado, se não tem o alimento, nem o apoio da família, portanto o investimento no esporte deve ser maior pelo fato de ser um dos principais meios de afastar jovens do caminho da violência das drogas e do crime. Com relação ao funcionalismo público e o mau atendimento a população, apresentou a sugestão do PPS de reciclagem de funcionários e melhoria na capacitação a fim de se evitar os transtornos que vem ocorrendo principalmente no que diz respeito ao atendimento e alega principalmente a humanização na saúde.

Esses foram alguns dos assuntos discutidos no dia de ontem não discordamos nem concordamos com os dados propostos, ressaltamos alguns de relevância e apenas fazemos o papel de observadores. Mais uma vez parabenizamos a participação de todos e os próximos já tem data marcada: dia 30 de abril em Uvaranas na Adesuva e 16 de maio o último encontro para debates será no Jardim Sabará, se possível nos faremos presentes para uma compilação dos dados e avaliação de tudo que será apresentado.

3 comentários:

Anônimo disse...

são importantes esses espaços para que os partidos possam dialogar de forma mais direta com a população e os líderes dos comunitários, colocando suas visões sobre a Cidade. O PCdoB espera poder participar dos outros debates em Uvaranas e no Sabará.

Anônimo disse...

Muito proveitosa a inciativa, mas gostaria de dizer que essas atividades deveriam ser mais divulgadas Patrícia, para que possamos participar.
Samuel. T

Anônimo disse...

A DIVULGAÇÃO DEVE SER MAIS INTENSA DE ATIVIDADES COMO ESSA PARA COMUNIDADE. PARABÉNS PELO TRABALHO!
CLARICE