domingo, 3 de fevereiro de 2008

Prioridades Econômicas: Agrícola - Exportação - Portos...

Esta acontecendo em Cascavel o grande Show Rural - Coopavel evento anual de repercussão internacional, que traz inovações tecnológicas ao mercado agrícola. Vários agricultores visitam a feira com inúmeros stands e novidades, informações que vão desde linhas de crédito ao maquinário. Conversando com um dos grandes empresários do setor em nossa região e participante da feira, a opinião foi unânime da grande importância de investimentos e pesquisas na área agrícola. E com razão, por tratar-se da base economica de um país como o Brasil e um assunto que deve ser prioridade dos administradores públicos.
Sabemos que a APPA – Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina participa com seu stand trazendo informações de nova logística e um novo modelo de gestão pública. A estimativa do Departamento de economia Rural da secretaria estadual de agricultura e abastecimento, é de que o Porto de Paranaguá será responsável pela exportação de pelo menos 4,5 milhões de toneladas este ano. Portanto estamosa a observar e aguardar atentamente esse novo modelo de gestão.
As últimas informações que se tem sobre o porto são de que a licitação para dragagem esta parada.
http://www.aenoticias.pr.gov.br/modules/news/article.php?storyid=34792
Uma boa oportunidade para observar o que tem sido feito pela administração da APPA, é participar da exposição de fotos no Aeroporto Affonso Pena que tem início no próximo dia 05 de fevereiro no espaço cultural João Roberto de Paula (3.o piso). Ou então "agendar" uma visita no próprio local. A atividade portuária em nosso estado tem motivos de sobra para ser tratada com atenção necessária e investimentos significativos para que contribua efetivamente com o crescimento do estado. O Porto de Paranaguá vem em quinto lugar na pesquisa da revista exame, na opinião de armadores e agentes para receber investimentos.
http://portalexame.abril.com.br/economia/m0144404.html
Um dos portos considerados o melhor do país é o Ponta da Madeira no Maranhão, administrado pela Companhia Vale do Rio Doce, o porto obteve nota 9,3, é o único do País capaz de carregar totalmente o maior graneleiro do mundo, o Berge Stahl, de bandeira norueguesa, com capacidade para transportar 364.767 toneladas. Isso porque tem um calado entre 21 e 23 metros, o que o coloca entre os portos de maior profundidade do mundo.
Paranaguá : Calado máximo de 13,11 metros na área externa, e 11,89 metros na área interna. Precisamos caminhar...
http://www.portosdoparana.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=36
Acredito no potencial parananense, só precisamos de “defensores” da causa, e para chegar ao podium dos melhores faltam poucos e básicos passos, contatos, visitas ao que é referência no país para trocar boas e produtivas idéias, e acrescentar ao futuro Porto do Mercosul, projeto para o município de Pontal do Paraná, que vem sendo discutido antes do ano de 2005. A princípio o que se sabe é da intenção de investimentos puramente públicos, e não através de parceria-ppp como sugeriram alguns empresários, a notícia voltou a tona e estamos aqui.. observando...

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Patrícia, estava procurando na internet, legal que a encontrei, parabéns pelo trabalho e pelos comentários. Mandei um email no endereço. Abraço!

Anônimo disse...

Resolveu se animar muié! Bacana!
Super abraço,porto de paranguá anda dormindooooo...

Patrícia Ecave . disse...

rsrs.. é o recesso parlamentar, hora que é possível a gente aparece por aqui. Abração a todos!
PATRÍCIA ECAVE.

Anônimo disse...

De grande importância o assunto abordado. Deve ser uma das prioridades enconômicas do Paraná. Parabéns Patrícia.
Professor Élcio.