segunda-feira, 18 de outubro de 2010
RECICLAGEM – MEIO AMBIENTE - Coleta seletiva de óleo em Ponta Grossa
Uma solenidade no auditório da Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG) marcou o inicio da coleta seletiva do óleo vegetal na cidade. Antes jogado na rede de esgoto da cidade, o óleo poderá ser entregue em ponto de coleta que ficará no estacionamento externo do supermercado Tozetto da Vila Estrela. O totem de coleta foi apresentado e teve a parceria de diversas empresas da região.
A iniciativa teve como referência à , a lei estadual de número 16.393/2010 que regulamenta em âmbito estadual a reciclagem desse óleo usado e que foi proposta pelo deputado Marcelo Rangel (PPS). O projeto piloto conta com a parceria das empresas: Tozetto & Cia que disponibilizará o espaço para o totem de coleta, Ponta Grossa Ambiental, que fará o transporte até a empresa Meridional TCS transformadora do óleo em biodiesel, que será usado em um carro da empresa Rodonorte. A rádio Mundi FM colaborou com a doação do totem e divulgação da campanha, coordenada por Sandra Queiroz, coordenadora da Câmara de Meio Ambiente da ACIPG.
Os efeitos de atividades industriais e urbanas vêm atingindo níveis alarmantes de poluição ambiental. Deste modo, é imperativo a aplicação de medidas sócio-educativas de gestão integrada de resíduos sólidos, mediante a participação direta do Poder Público, da iniciativa privada e da comunidade em geral a fim de aliviar o impacto ecológico criado pela expansão do consumo. Considerando a alta nocividade do óleo vegetal utilizado em frituras por imersão, quando descartado irregularmente, gerando alta contaminação no meio ambiente, surge a necessidade de um gerenciamento eficaz, mediante aplicação da logística reversa, feita através da aquisição, movimentação, armazenagem e entrega para a correta destinação dos resíduos sólidos, também deve ser dada a devida atenção ao seu reaproveitamento e à criação de mercados dos produtos provenientes desta revalorização, trazendo vantagens competitivas e evitando a degradação ambiental.
Meus cumprimentos a todos os participantes.
Texto: Rodrigo Stroka e Caroline Avilla.
Fotos: Marcelo Mello
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário