quinta-feira, 10 de junho de 2010
Semana do Meio Ambiente
A Câmara Municipal de Ponta Grossa recebeu diversas autoridades em meio ambiente para debater o tema com a comunidade ponta-grossense, nesta terça-feira (8). O Seminário de discussões intitulado “Proteção das Águas dos Campos Gerais” foi promovido através de uma parceria entre Prefeitura de Ponta Grossa e Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente, 5 de junho, e a Semana Mundial do Meio Ambiente. Inicialmente, o Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Fernando de Paula, comentou sobre a escolha do tema central das discussões desse ano: a gestão de recursos hídricos na região. “A água é um recurso vital ao homem por isso é essencial discutir com a comunidade para melhorar os projetos”, revela o secretário. Além disso, Fernando acrescenta que é fundamental que o produtor rural conserve as nascentes dos rios e que isso deve ser regulamentado através de um projeto municipal. “Mesmo que informalmente a conservação das nascentes já seja feita, queremos normatizar essa situação e oferecer incentivos financeiros aos produtores”, afirma Fernando.
O presidente da AMCG e prefeito de Tibagi, Sinval Silva (Na foto com Patricia Ecave e Ver.Alessandro Lozza), também esteve presente e falou sobre água, meio ambiente e sobre as questões que envolvem o lixo. “Quando o assunto é meio ambiente, temos que pensar globalmente e agir localmente”, salientou Silva. Em seguida três palestras sobre a qualidade da água na região marcaram o Seminário: “Planos municipais e Estadual de gestão de recursos hídricos”, ministrada pelo Instituto de Águas do Paraná, “Bacia de Alagados”, organizada pelo Núcleo de Estudos do Meio Ambiente (NUCLEAM) da Universidade Estadual de Ponta Grossa e “Programa Mata Ciliar” do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).
O diretor de Meio Ambiente, Paulo Barros, ressaltou que esse ciclo de palestras foi enriquecedor para todos. “Este foi o momento da população receber informações sobre viveiros, sobre os trabalhos realizados no manancial de alagados e sobre o Plano de Bacia Hidrogafica, e participar diretamente das discussões”, completa o diretor.
Assessoria PMPG
Foto: J.Aldinam
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário