quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Cristo Rei em Almada


Almada pertence ao Distrito de Setúbal, é a sexta cidade mais populosa de Portugal.
Possui uma longa costa a oeste para o Oceano Atlântico, e a norte e nordeste
abre-se para o Estuário do Tejo, frente aos municípios de Lisboa e Oeiras.
O rio Tejo, o maior da Península Ibérica desagua entre Almada e Oeiras. Em Almada
econtra-se outro importante ponto turistico português, a estátua do Cristo Rei
e a Cruz Alta. A estátua do Cristo Rei foi inaugurada em 17 de maio de 1959, tornou-se grande centro de peregrinações e orações.No total utilizaram-se cerca de 40 mil toneladas de betão. Depois de construído, foi esculpido à mão num trabalho de minúcia, desenvolvido a mais de cem metros do chão.
A ideia da construção do Monumento a Cristo Rei surge em 1934, aquando de uma visita ao Brasil do então Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Gonçalves Cerejeira. Ao passar pelo Rio de Janeiro, viu a imponente imagem de Cristo Redentor do Corcovado e logo no seu coração nasceu o desejo de construir semelhante obra em frente a Lisboa. Em 1936, a ideia de construir o Monumento a Cristo Rei foi transmitida ao “Apostolado de Oração”, que a acolheu entusiasticamente.

No dia 17 de Maio de 2007 inaugurou-se a Sala Beato João XXIII que contém oito quadros a óleo alusivos à Encíclica “Pax in Terris”, da autoria deste Papa e uma estátua do Anjo de Portugal, tudo da autoria do mesmo arquitecto.

Capela de Nossa Senhora da Paz (2006).A imagem de Nossa Senhora é obra de Mestre Leopoldo de Almeida, sendo uma réplica da mesma imagem que foi oferecida para a Igreja de Santo Eugénio em Roma, por ocasião do Ano Santo de 1950.

Em 17 de Maio de 2008 inaugurou-se a “Capela dos Confidentes do Coração de Jesus” contendo as relíquias de Santa Margarida Maria Alacoque, São João Eudes, Beata Maria do Divino Coração e Santa Faustina Kowalska.

Neste dia também foram inaugurados os “Dez Mandamentos” em bronze, tendo sido colocados no frontal principal do monumento.

Acima, a pessoa que vos escreve ;-)

Nenhum comentário: