segunda-feira, 21 de junho de 2010

23°FUC – Festival Universitário da Canção e 6° FUC Regional PG-PR


Sábado (19) aconteceu a grande final do 23°FUC – Festival Universitário da Canção - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Quando cheguei ao Teatro Ópera fiquei preocupada, sou mais uma daquelas brasileiras batalhadoras que trabalha pra caramba, corre a semana inteira e tenho poucas oportunidades de poder apreciar uma das minhas pouquíssimas paixões, a música (boa), não pude comparecer na abertura do FUC, mas fiz questão de reservar o sábado para que pudesse participar, prestigiar, e obviamente divulgar algo que tanto aprecio. Tenho a satisfação de comentar que o evento tem crescido a cada ano, motivo esse que levou ao esgotamento dos ingressos. Quase que por uma infelicidade, não consigo entrar no evento, e nem a compreensão do diretor do festival. Mas, graças a amigos que reconhecem o nosso trabalho, que nos conhecem há tantos anos e sabem da dedicação e seriedade que trato tantos assuntos da nossa cidade e do meu apreço pela arte e cultura, me concederam a oportunidade de poder assistir as apresentações, e estar aqui dividindo com vocês, e logo mais na rádio. Por essas amizades e reconhecimentos, sou eternamente grata, e jamais esqueço.
O evento reuniu músicos, compositores de várias regiões do País, dos cento e oitenta e sete inscritos, doze músicas foram selecionadas para etapa final (lista abaixo)
- Acabou-se assim (Zé Manoel)
- Água boa de beber (Zé Alexandre)
- Antiga Moda (João Amálio Ribas)
- A saber o sabor (Paulo Monarco/Alisson Menezes)
- Castelo (Phayga Gruber)
- Corpo e Alma (Zebeto Corrêa/Paulinho Andrade)
- Galanga de Rei (Carlos Gomes)
- José Brasileiro (Pabllo Moreno)
- Mulato (Thirone)
- Pererê (Demetrius Lulo/WagnerBarbosa)
- Peleja de Zé Coco do Riachão com o Capeta Famoso (Bilora)
- Trem de Verão (Wilson Teixeira/Adilson Casado)
O grande vencedor da noite foi Zé Manoel com a música Acabou-se assim. Todos os finalistas receberam prêmios. O intérprete e compositor João Bosco foi o convidado especial da noite, para encerrar o evento.
Quem não teve oportunidade de participar, segue a baixo um compacto das apresentações, minha câmera não é profissional, mas o internauta pode ter noção da qualidade dos nossos artistas e do grande evento que é o FUC. A seqüência esta conforme apresentação aconteceu:

Entre as premiações do Fuc temos o DESTAQUE PARA A ‘MELHOR MÚSICA’ PELO JÚRI POPULAR, a vencedora foi Antiga Moda de João Amálio Ribas. Além disso, ficaram com 2o lugar fase regional e 4o lugar fase nacional. Vale conferir a letra, uma reflexão do movimento sertanejo universitário:

Jurados de renome participaram da escolha das premiações, tive oportunidade de conversar com a cantora Graça Cunha que participa da Banda do programa Altas Horas de Rede Globo, uma pessoa simplesmente querida e talentosa. Além dela Dulce Quental e outros nomes da música também estiveram na Princesa dos Campos para participar do Festival.

2 comentários:

Hiczy disse...

show DO jOÃO Bosco foi insatisfatório, assim como o vencedor, parabéns pelos comentários.

Hiczy disse...

show DO jOÃO Bosco foi insatisfatório, assim como o vencedor, parabéns pelos comentários.