
Uma emenda do deputado Marcelo Rangel (PPS), em parceria com os peemedebistas Luís Eduardo Cheida e Ademir Bier foi aprovada na sessão desta segunda-feira (5/4). Ela autoriza a criação da Ferrosul, ferrovia que interligará quatro estados brasileiros (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul) e conectará no continente, por trilhos, os oceanos Atlântico e Pacífico. “Trata-se de um passo importantíssimo para consolidar o tão almejado corredor ferroviário bioceânico, que era sonhado há longos anos pela nossa população”, frisou Rangel.
A Ferrovia da Integração do Sul S/A – FERROSUL terá a missão de sob controle público, planejar, construir e operar ferrovias em bitola larga e métrica e sistemas logísticos no Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Confirmada esta criação, inicia-se então o trabalho de infra-estrutura logística proporcionando redução dos custos de produção, do desenvolvimento econômico e social, observando-se o respeito à natureza dando mobilidade através do transporte em modernos trens de carga e transporte de passageiros, sequencialmente.
O documento aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná consolida o desenvolvimento de projetos ferroviários integrando os quatro estados na macrorregião do Codesul, e com ele os estados se fortalecem dando um passo importantíssimo para a integração e o desenvolvimento, primeiramente investindo no transporte de carga e posteriormente no de passageiros.
O projeto passa finalmente pelo crivo final dos deputados e posteriormente ganhará a sanção do governo, quando já estará autorizada a formalização da Ferrosul e os projetos poderão ser executados.
“É uma grande vitória para o Paraná e para os demais estados do Sul e Mato Grosso do Sul. De Paranaguá ao Chile, por exemplo, será uma forma moderna e estruturada de nossos produtos agrícolas e industriais ganharem novos horizontes”, finalizou o deputado Rangel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário