sexta-feira, 24 de julho de 2009

SOS Mata Atlântica no Paraná


Estive realizando uma visita em Ponta Grossa, Paraná, nas instalações da exposição da Fundação SOS Mata Atlântica. A Fundação SOS Mata Atlântica é uma organização não-governamental. Foi criada em 1986 e tem como missão defender os remanescentes da Mata Atlântica, valorizar a identidade física e cultural das comunidades humanas que os habitam e conservar os riquíssimos patrimônios natural, histórico e cultural dessas regiões, buscando o seu desenvolvimento sustentado.
Do Rio Grande do Sul até o Piauí, diferentes formas de relevo, paisagens, características climáticas diversas e a multiplicidade cultural da população configuram essa imensa faixa territorial do Brasil. No entanto, existe um aspecto comum que dá unidade a toda essa região: o bioma mais rico em biodiversidade do planeta, a Mata Atlântica. Os rios e lagos da Mata Atlântica abrigam ainda ricos ecossistemas aquáticos, grande parte deles ameaçados pelo desmatamento das matas ciliares e conseqüente assoreamento dos mananciais, pela poluição da água, e pela construção de represas sem os devidos cuidados ambientais.
E para proporcionar mais informações hoje as 14h aconteceu uma roda de conversa sobre Micro bacias Urbanas e o Rio Tibagi, local inclusive que a equipe do projeto já esteve visitando e colhendo amostras.
No domingo será divulgado o resultado da coleta e análise da água Arroio de Olarias em Ponta Grossa.
A TETRAPAK , também patrocina o projeto e esta com uma área de demonstrações ao lado do caminhão do SOS Mata Atlântica no Parque ambiental da cidade. A Tetrapak também é incentivadora da preservação ambiental contribui e apóia programas e projetos voltados à educação, segurança alimentar, incentivo à coleta seletiva e reciclagem e geração de emprego e renda. Com essa postura, reforça sua filosofia de “proteção” aos alimentos, ao meio ambiente e à comunidade em que atua. O Chefe do Departamento de Desenvolvimento Ambiental em Ponta Grossa, Márcio Gonçalves, explica mais detalhes no vídeo abaixo:

Fonte: Sites Sos Mata Atlântica, Tetrapak
Fotos e imagens: Vanessa Kirian


Acima, Patrícia Ecave com Márcio Gonçalves Chefe do Depto de Desenvolvimento Ambiental da Tetrapak


Na foto acima estou com a colega Vanessa, os papelões que estamos nas mãos e sentadas foram reutilizados, e é muito resistente a impressão é que não comporta o peso de uma pessoa adulta, mas como podem ver, agüenta e muito bem a gente!rs

São vários matérias apresentados, tanto para adultos como para criança, livros, vídeos entre outros.

Abaixo, uma espécie de formiga para divertir as crianças, confeccionada com material reciclável.

Nenhum comentário: