sábado, 11 de julho de 2009

Senador Osmar Dias em Campo Mourão PR


Agricultura do Paraná precisa agregar
valor aos seus produtos, diz Osmar Dias

Campo Mourão, 11.07.2009 – Fortalecer a agroindústria paranaense e agregar valor aos produtos do campo. Esse é o principal desafio para o desenvolvimento regional do Paraná na visão do senador Osmar Dias. O líder do PDT no Senado Federal esteve neste sábado (dia 11), em Campo Mourão, para coordenar as reuniões de trabalho do Projeto Paraná, plano de governo a ser apresentado pelo PDT em 2010 com base nas informações da sociedade paranaense organizada.

Osmar Dias acredita que a agricultura paranaense precisa dar um passo adiante na questão da industrialização de sua produção. “A experiência das cooperativas já provou que esse é o caminho. Em Campo Mourão, a Coamo já deixou de ser apenas um produtor primário e hoje tem uma linha de produtos beneficiados que aumenta a sua rentabilidade e distribui mais renda aos seus cooperados”, garante.

Segundo o senador, “as cooperativas são um bom exemplo de como podemos organizar a sociedade e promover o desenvolvimento econômico e social”. Osmar completou afirmando que a agricultura atualmente responde por 47% de tudo o que foi exportado pelo Paraná. E que agregando valor aos produtos, esse índice deve aumentar consideravelmente. “Para que isso aconteça, será preciso fortalecer a organização do empresário do campo e da cidade em busca da competitividade”, acredita. O senador também afirmou que o desenvolvimento econômico passa por uma política tributária justa e uma infra-estrutura moderna de estradas, portos e aeroportos.

Sobre as dificuldades financeiras das cidades do interior do Paraná, Osmar afirmou que atualmente os municípios experimentam uma perda de receita da ordem de 20%, fruto da centralização dos recursos por parte do Governo Federal. E que no Senado ele fez diversas gestões junto ao presidente Lula para conseguir liberar do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para este ano o mesmo valor liberado no ano passado.

MEIO AMBIENTE E ÁGUA – Um dos temas mais discutidos numa das reuniões do Projeto Paraná foi a preservação da mata ciliar e dos mananciais. Osmar afirmou que vai propor a criação do Plano de Conservação de Água para premiar com benefícios fiscais os produtores que preservarem suas fontes de água.
Mais de 800 pessoas prestigiaram o evento e colaboraram com diagnósticos, identificação de problemas e a sugestão de soluções para a região. “Não adianta fazer marketing, tem que ter projeto para conquistar a confiança da população. E é isto que estamos fazendo. Percorrendo o estado e ouvindo as pessoas para apresentar um plano de metas adequado e realista para o desenvolvimento do Paraná”, afirmou.

PROJETO PARANÁ – Sede da quinta reunião do Projeto Paraná, Campo Mourão discutiu 12 temas de interesse: Água e Meio Ambiente; Agricultura e Agroindústria; Infra-Estrutura; Habitação e Cidades; Ação Social e Cidadania; Saúde e Bem-Estar; Segurança e Justiça; Esporte, Cultura e Turismo; Desenvolvimento Industrial e Comércio; Educação e Tecnologia; Administração e Finanças; e Mulheres e Juventude.
Por onde passa com o Projeto Paraná, Osmar Dias tem percebido que a grande demanda da população é por melhorias na Saúde e Segurança Pública. “O estado precisa investir em recursos humanos nessas áreas, com mais policiais nas ruas e mais médicos nos hospitais”, afirmou. Osmar também sugeriu a criação de uma rede integrada de hospitais universitários para, com investimentos, melhorar o atendimento de saúde, oferecendo serviços especializados à população paranaense.
A exemplo do que vem acontecendo em todas as reuniões do Projeto Paraná, Campo Mourão recebeu diversas lideranças políticas das mais variadas siglas. O município anfitrião estava representado pela vice-prefeita, Regina Dubai, do PR. Gleisi Hofmann do PT não pôde estar presente, mas mandou representante: o ex-prefeito de Vera Cruz, Marcos Pescador. Também compareceram os deputados federais Abelardo Lupion, do DEM, e Ricardo Barros, do PP. A deputada estadual do PP, Cida Borghetti, também marcou presença.
Créditos: Antonio Márcio

Nenhum comentário: