
DIA DO TRABALHO
No dia 1º de maio de 1886, na cidade industrializada de Chicago, nos Estados Unidos, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre as quais se destacava a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Neste mesmo dia, acorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.
Dois dias após esses acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e operários provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, que levou a muitos enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, em um conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de 7 deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de 12 protestantes e dezenas de pessoas feridas.
Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a “Segunda Internacional Socialista”, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o “Dia Mundial do Trabalho”, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.
Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que ela se tornou oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.
O mundo evoluiu muito na relação capital x trabalho. Hoje são poucas as regiões do planeta em que o homem explora o homem, que ainda têm mão-de-obra escrava. Na maioria dos países essa relação é harmoniosa e pacífica, deixando para trás as batalhas.
O Dia do Trabalho é comemorado em diversos países do mundo. No Brasil é feriado nacional festejado pelas classes trabalhadoras. Destaque-se que alguns fatos importantes foram criados e instituídos nesta data: no dia 1º de maio de 1940 o então presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo; em 1º de maio de 1941 foi criado a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, às relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.
Em Ponta Grossa, varias categorias organizadas e algumas empresas fazem festas para os trabalhadores, como o caso do Sindicato dos Metalúrgicos, que reúne milhares de trabalhadores, com churrasco, pescaria e sorteio de muitos brindes, em sua sede campestre. A empresa Metalgráfica Iguaçu segue o mesmo estilo de festa para seus funcionários, entre outras.
O Paraná é um Estado de excelência, estando entre os Estados que mais capacitam trabalhadores, o que o torna um Estado de preferência de investimentos das grandes indústrias de tecnologia de ponta, pelo perfil, disposição, capacitação e força de vontade de nossos trabalhadores. Isso coloca o Estado do Paraná como um “Estado do trabalho”, pelo nosso povo que demonstra ser dedicado ao trabalho e à ordem e pela responsabilidade que demonstra naquilo que faz. O Paraná se tornou um Estado de pujança em todos os setores de produção, tanto na agropecuária, quanto no comércio e na indústria, mesmo em um momento de crise pela qual estamos passando. Se o resultado vem do trabalho, aqui no Paraná ele é positivo.
Por isso, hoje, em nome da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), das Coordenadorias Regionais e dos Sindicatos das Indústrias, gostaríamos de parabenizar a todos os trabalhadores de nosso Estado pelo seu dia, e dizer que nos sentimos lisonjeado por fazer parte desse Estado que tem uma das maiores e melhores forças de trabalho de nosso País.
* Luiz Paulo Rover é empresário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário