domingo, 22 de junho de 2008

日本語 - Japão o País do Sol Nascente!

No dia 18 de junho de 2008, completou-se os 100 anos da Imigração Japonesa no Brasil, com cerca de 1,5 milhão de nikkeis é a maior comunidade nipônica fora do Japão. Não poderíamos deixar de registrar esse acontecimento referente a essa comunidade que trouxe informações e experiências importantes aos brasileiros. Abaixo uma visita que realizamos na Feira da comunidade Japonesa local, realizada em Ponta Grossa-PR, no parque ambiental:



Também Conhecemos um pouco mais da culinária Japonesa. Agradecemos ao Grupo Tozetto e a toda sua equipe em especial ao Leoni Maciel que nos trouxe informações. Em comum, os pratos crus e os cozidos têm duas características: o capricho estético na apresentação do alimento e uma composição nutricional equilibrada e saudável. Esses fatores ajudam a entender por que o Japão tem uma culinária tão valorizada e uma população tão longeva. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a expectativa de vida é de 79 anos para os homens e de 86 anos para as mulheres. E, por mais que a refeição esteja saborosa, lembre-se do antigo ditado japonês: coma até estar 80% satisfeito!


Imagens: Matheus H.Ecave.
Não conseguiu captar o nome dos pratos?
A lista conforme a seqüência que o Sr.Leoni apresentou:
01- Sushi Hossomaki 02- Sushi Uramaki 03- Futomaki 04- Sishi Califórnia 05- Filadelphia 06- Hosso/Salmão 07- Sushi/Sashimi (Combinado,foto) 08- Sashimi de salmão 09- De Tilápia 10- De Abrótea.

Informações gerais e o que a cultura japonesa trouxe aos brasileiros:
- O Banco Central do Brasil lançou moeda comemorativa com valor de face de R$ 5, feita em cuproníquel e valor de comercialização de cerca de R$ 20. A tiragem inicial será de 2 mil moedas, podendo chegar a 10 mil.
- Pessoas com nacionalidade japonesa e mais de 20 anos de idade que vivem no Brasil podem requerer título de eleitor e participar do pleito no Japão. Para isso procure um órgão de serviço consular.
- Mangás: Passada a onda dos heróis de seriados, uma dos mais instigantes fenômenos referentes à popularização dos valores da cultura japonesas está vinculado aos desenhos animados japoneses.
- Amendoim japonês, Miojo, salada temperada com Shoyu ou um pastel. Pra quem aprendeu matemática com o método Kumon, pratica Judô. Essas são muitas das pequenas coisas que os japoneses, nossos amigos nikkeis (cidadãos brasileiros com descendência japonesa) trouxeram para nossas vidas.
- Caqui, maçã fuji (o nome já entrega), a mexerica poncã é quase uma fruta “nikkei”: é o resultado do enxerto de um tipo de tangerina japonesa em um limoeiro do Brasil. O broto de feijão, muito utilizado no Brasil em saladas, também é de origem nipônica, conhecido como “moyashi”.
- Aprendemos também a comer com dois pauzinhos (os “hashis”, que acabam muitas vezes nos cabelos das brasileiras) e a tomar chá verde (para emagrecer, principalmente).
Não podemos negar que, em cem anos, os japoneses conseguiram colocar sua marca no Brasil. Até nome de cidade de origem japonesa existe: a cidade de Assaí, no Paraná, foi praticamente fundada pelos imigrantes que a batizaram com a versão “aportuguesada” de “asahi”, que, em japonês, quer dizer “sol nascente”. Não tem problema se ainda você nunca tomou banho em um ofurô, se nunca fez um origami de papel ou se não tem uma tatuagem “kanji”. O que importa é que, em 100 anos, os japoneses que vieram para o Brasil conseguiram transmitir um pouco de sua cultura para os brasileiros e, com isso, nos mostraram uma grande lição: eles nunca deixaram de ser japoneses, mesmo estando tão distantes de seu país.

さようなら , ありがとう !
(sayōnara), (arigatō)

3 comentários:

Anônimo disse...

Vc é uma figura hein loka véia! Muito bacana essa matéria! bjo boa semana
Jac!

Anônimo disse...

Acabei de receber a info no okt, a diversidade ta bacana aqui hein, mesmo amadores! hehehe
Sucesso!
Les

Anônimo disse...

Tenho acompanhado a programação da rádio e seu blog também, irreverente, extrovertida, leva descontração e bom humor e claro o contrario quando necessãrio, parabéns, continue assim é uma caminhada de sucesso e conquistas com certeza.
Onassis M.(enviei una email ao Nilson ele tem meu contato.)